quinta-feira, 8 de abril de 2010

Apresentador ameaça estudante ao vivo em TV de Ponta Grossa

O estudante de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Lucas Nobuo Waricoda foi ameaçado ao vivo pelo apresentador do programa policial "RP2", José Carlos Stachowiak, conhecido pela alcunha de "Zeca".

As ameaças aconteceram enquanto o apresentador lia trechos de uma crítica feita pelo estudante sobre o programa, publicada no blog Crítica de Ponta.

"Humor negro eu vou beirar é com você a hora que eu te pegar, viu? Tô falando isso sério pra você... se você quiser você vá lá amanhã e dê queixa contra a minha pessoa, porque se eu te pegar você tá f... Tô falando isso no ar, cara. Se acontecer alguma coisa com você hoje fui eu que te peguei", vociferou Zeca.

Em outro trecho do programa, o apresentador volta sua fúria contra os jornalistas: "Vocês jornalistas, que acham que são Deus, que nunca fizeram porcaria nenhuma por este país (...), vocês sabem escrever isso aqui, né Lucas?"

Logo em seguida, mostrando mais nitidamente seu despreparo, o nervoso apresentador começa a insultar os familiares do estudante: "E a mamãe como que tá? E o chifre do papai tá bem polidinho? Então começe a polir. (...) Seu safado, filho de mãe solteira (...) Mamãe já tirou a luz do globo hoje, heim? Papai já tá estacionando os caminhão (sic) pra já começar o strep tease lá?"

Concluindo as ameaças, o valentão afirma: "Agora a briga tá feita com você, porque eu aguento de tudo... já aguentei tiro... isso aqui você vai engolir."

Mais tarde, em entrevista ao Portal Imprensa (veja aqui), o apresentador disse ter reagido de forma enérgica por que se sentiu ofendido. "Me excedi nos comentários, na hora me senti muito ofendido e falei o que veio à cabeça", explicou. "Me parece uma coisa pessoal. Não sei o que aconteceu, e se aconteceu, alguma coisa com a família desse garoto, mas virou pessoal", avaliou o apresentador.

Em nota (leia na íntegra) solidarizando-se com o estudante, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná repudiou os "graves atos cometidos pelo apresentador". Para o sindicato, "o mais grave, no entanto, nesse momento, são a humilhação imposta e a dor gerada pelo ato covarde de agressão verbal e ameaças a Lucas – com repercussões cíveis e criminais".

Abaixo, segue a transcrição da crítica feita por Lucas e alguns vídeos, hospedados no Youtube, com a resposta criminosa do apresentador.

Como eu não sou bobo e não quero que o Zeca Valentão também venha atrás de mim, não vou emitir minha opinião. rsrs...

Leiam, assistam e tirem suas próprias conclusões.

A crítica do estudante

O programa ‘RP2′, que vai ao ar pela TV Vila Velha, do sistema a cabo de Ponta Grossa, é um dos exemplos do que há de mais sensacionalista na mídia dos Campos Gerais. Apresentado pelo ‘repórter policial’ Zeca, RP2 procura os acontecimentos que envolvem escândalos policiais, dando lado à violência geralmente explicita, além de outros assuntos tratados com uma linguagem exageradamente coloquial.


Não se sabe ao certo se o programa quer realmente ser levado a sério, pois trata os assuntos com parcialidade e, por vezes, não parece manter respeito com os indivíduos citados nas matérias.


No decorrer do programa, é notável a “mobilidade” com que o apresentador trata os temas pautados, passando uma impressão de que nada do que se fala está certo ou pré-estabelecido. Imagens de bêbados, ladrões, prostitutas e traficantes dividem a atenção com reportagens sobre os mais diversos tipos de acidentes. Quanto pior o acontecimento parece maior o esforço para registro e transmissão.


Ficam na tela os rastros de uma tentativa de jornalismo policial e investigativo, talvez distorcidos pela de audiência. O programa jornalístico fica, assim, comprometido por abordagens nem sempre, de fato, jornalísticas.


Lucas Nobuo Waricoda




A resposta do apresentador







Nenhum comentário:

Postar um comentário